O povo nativo canadense
- canadaemfoco
- 28 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Eles também são chamados de os Primeiros povos ou primeiras nações (first nations)!

Acredita-se que o povo nativo do Canadá chegou nessa localidade a milhares de anos atrás, através da região de terra entre a Sibéria e o Alasca (imagem a baixo - Estreito de Bering) e a partir disso se espalharam por todo o território.

Alguns desses povos, também são chamados de aborígenes, são os algonquinos, os esquimós, os iroqueses, os sioux, dentre outros; cada um desenvolveu suas próprias formas de viver, sendo entre elas o seu método de comercio, suas crenças, esquema hierárquico social e entre outros métodos.

Os métis (significa "mestiço") considerados de origem francesa, são aquelas pessoas fruto de casamentos entre europeus e povos nativos, sobretudo os índios Cree, Ojibway e Saulteaux.
Os Inuítes por habitarem regiões mais inóspitas, o contato com os europeus foi pequeno. Onde eles ocuparam principalmente o litoral do Ártico, do Canadá, mas também o Alasca e na Groenlândia.
Diversas leis, tratados e legislações foram criadas a fim de preservar os direitos e costumes dos povos aborígenes canadenses. E a eles foi permitida a prerrogativa, onde permite que eles cuidem da sua política, sociedade e economia, conforme suas próprias tradições.

Um fato interessante é que a palavra "índio" caiu em desuso no país, pois ela pode ser considera um tanto quanta ofensiva e preconceituosa por alguns, sendo assim, os nomes mais comuns de serem usados é “nativos canadenses” ou “povos autóctones”
Apesar da presença marcante de influências Frances e Inglesas por causa da sua colonização, os primeiros estrangeiros a chegar ao território foram os vikings, que por um curto período ocuparam as terras.
{usem as #CANADAEMFOCO #PROJETOLARDOCELARCANADA #CANADA #LARDOCELARCANADA #FOCONOCANDA #canadaemfoco #lardocelarcanada #projetocanda}.
Beijinhos!
Comments